Os animais e o kung fu. Parte 3 – o leopardo


O animal
Na natureza, o leopardo é um dos felinos mais fracos que existem. Entretanto, para compensar esse ponto, ele desenvolve outros. Acima de tudo, o leopardo se comporta na natureza como um estrategista, astuto e preparado. Ele compreende quais as lutas em que ele realmente deve entrar e percebe que algumas vezes a melhor solução pode ser recuar.
Sua agilidade permite que ele consiga facilmente cercar uma presa, ao mesmo tempo em que ele pode fugir de qualquer combate desnecessário. Mais fraco que o leão e que o tigre, ele confia muito mais em seu discernimento que em suas habilidades físicas.

O estilo
O estilo de kung fu do leopardo é caracterizado por ataques expressivos, embora eles não sejam tão expressivos quanto os ataques do tigre. Para compensar a limitação de sua força, ele utiliza outros elementos, como sua agilidade, que acaba aumentando o impacto de qualquer ataque.
Para praticar o estilo do leopardo, qualquer estudante precisa desenvolver 3 pontos: os músculos externos, para ser capaz de realizar ataques rápidos e defesas agressivas com o mínimo de desgaste do corpo; a paciência, para conseguir discernir o momento certo de atacar ou defender e a agilidade, que aliada à explosão muscular, permite a realização de ataques e defesas rápidas e saltos de esquiva.
Enquanto no estilo do tigre as defesas são feitas com o objetivo de abrir caminho para um contra-ataque, as defesas do estilo do leopardo são caracterizadas por serem ofensivas, utilizando a força do oponente contra ele mesmo, desencorajando-o a realizar novos ataques. Essa é uma das características mais específicas do estilo.
Os ataques, realizados normalmente em ângulos para dificultar a defesa e facilitar a penetração, visam danos internos. Ao enfrentar um praticante do estilo do leopardo, a pessoa só perceberá o quanto ela está ferida quando for tarde demais. Embora o praticante, assim como o animal, saiba que um ataque só deve ser feito como último recurso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s