O princípio do equilíbrio e o kung fu

Na filosofia chinesa, tudo gira em torno do equilíbrio, que é representado pelo símbolo do yin e yang. Segundo esse princípio, duas forças complementares compõem um único objeto. Isso significa que tudo é dúbio, e essa dualidade precisa estar em união para a progressão do universo.
Entendido esse ponto, fica fácil compreender como funciona o yin/yang em tudo na vida: para ficar mais tempo com a família, é necessário ficar menos tempo com os amigos. Para dedicar tempo aos estudos, é preciso renegar tempo à diversão. E assim por diante. Se adotarmos essa filosofia, tudo no mundo terá um equilíbrio.
E o mesmo acontece com o kung fu.
Hora, se o kung fu é o equilíbrio do corpo e da mente, buscar o desenvolvimento de apenas um deles significa rejeitar o desenvolvimento do outro. E esse é o grande desafio, unir a energia física e mental para desenvolver suas habilidades.
Isso significa que, tão importante quanto treinar o corpo, é entender o motivo desse treino do corpo, desenvolver a mente. Sabendo o objetivo de um determinado movimento, você utiliza a mente para depois executá-lo com o corpo, garantindo assim um desenvolvimento mais dinâmico e progressivo de suas habilidades.
Pense nisso na próxima vez que você for treinar, e procure novas formas de exercitar não apenas o corpo, mas também a mente. Você pode fazer isso através de livros, de filmes, de músicas, enfim, a própria internet é um amplo mundo de conhecimento, onde você pode ter tudo ou nada, desde que mantenha o equilíbrio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s