As armas do kung fu – o bastão

Entre as armas do kung fu, o bastão é considerado a arma mãe, pois a grande maioria das técnicas das outras armas são baseadas nela.

Historicamente, o bastão começou a ser utilizado como instrumento de caça, tendo evoluído para instrumento de manuseio dos camponeses, que o utilizavam para carregar sacos de arroz que eram despejados no chão para que o bastão fosse utilizado como arma caso aparecessem animais selvagens ou inimigos.

Com o passar do tempo, o bastão deixou de ser visto como utensílio de caça, e ganhou importância nos campos de batalha, tendo evoluído para novas armas como a lança e o bastão triplo.

Tradicionalmente, o praticante deve confeccionar seu próprio bastão, pois a arma deverá ser integrada ao seu espírito, para que os dois se tornem um só e o bastão ganhe vida.

E no estilo T’ai Hu Phai?

Em nosso estilo, o primeiro kati de bastão é o Lin Tan Kwan Hu Phai, um kati considerado básico, pois utiliza apenas 3 posturas e tem apenas 96 movimentos, divididos em 4 partes.

Esse kati foi criado por nosso mestre a partir da utilização de movimentos de katis tradicionais de bastão, katis de lança e katis do facão de nove argolas.

Quer mais informações sobre o bastão? Entre em contato ou, se preferir, dia 16 de janeiro faremos o primeiro curso de armas do ano, que terá curso de bastão e curso de facão. Apareça lá, estaremos à sua espera!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s