Escola interna e externa. Qual a diferença?

Estima-se que existam mais de 500 estilos diferentes de kung fu. Porém, independente das características de cada estilo, eles nunca vão fugir do princípio de uma escola interna ou externa de kung fu. Mas qual a diferença?

A escola interna, chamada de Nei Chia nasceu da filosofia taoísta, e estuda as energias internas através da respiração profunda e dos movimentos lentos. Criado no Monte Wudang, o desenvolvimento do Chi, ou energia interna, é o principal objetivo dessa escola. O estilo mais famoso de Nei Chia é o TaiJiQuan ou Tai Chi Chuan, que tem por princípios vencer o movimento através da quietude, a dureza através da suavidade e o rápido através do lento, e sua base filosófica é a alquimia chinesa, o Yin Yang, os Cinco Elementos (fogo, água, madeira, vento, terra) e o Livro das Mutações.

A escola externa de kung fu, ou Way Chia, é baseada no pensamento budista, utiliza movimentos rápidos e dinâmicos, sua praticidade em situações de luta foi popularizada pelos filmes de Hong Kong. O desenvolvimento físico e marcial são prioridades dessa escola, embora o fortalecimento do espírito não é deixado de lado. A utilização dos estilos de animais é muito mais evidente nessa escola.

Embora as diferenças entre as duas escolas sejam facilmente percebidas, suas raízes buscam o mesmo objetivo: proporcionar uma vida melhor aos seus praticantes, e essa qualidade de vida, em qualquer estilo, será conquistada apenas com esforço e prática séria do conteúdo desenvolvido em suas rotinas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s