As armas do kung fu – o facão

O facão (ou sabre) chinês está no grupo das 4 principais armas do kung fu, junto com o bastão, a lança e a espada.
Esta foi uma arma historicamente muito utilizada em combates, tanto que ela era conhecida como “a coragem dos soldados”. Depois de um tempo, ela foi substituída no campo de batalha pelo kwan dao (facão de 9 argolas) devido a maior facilidade de atingir inimigos em uma distância maior ou em cima de cavalos.
O facão é uma mais ofensivo que o bastão, e seus movimentos são desenvolvidos com o objetivo de deslocar ataques, cortar, perfurar, bloquear e empurrar. A prática com essa arma deve ser constante, para que os movimentos se tornem naturais e para que a arma se torne uma extensão dos braços de quem o manuseia. Apenas depois de muita prática é que o lutador se tornará íntimo da arma para que assim a arma o proteja, e não o ataque, como é comum durante sua prática.
Seus ataques visam atingir músculos e articulações e podem ser realizados não apenas com a lâmina, como também com seu cabo.
Os movimentos do facão são recheados de giros, saltos e interceções. Tais movimentos visam confundir o oponente, esquivar ataques e aumentar o impacto e a velocidade de cada ataque realizado, garantindo que o combate seja finalizado rapidamente.
Uma curiosidade no facão chinês é que costumeiramente ele tem um pano amarrado em seu cabo, que era utilizado em campo de batalha como distração de movimentos e para limpar o sangue dos inimigos.
E no estilo T’ai Hu Phai?

Em nosso estilo, desenvolvemos movimentos de facão em katis de facão simples, facão duplo e em lutas combinadas (tui chas) entre facões ou contra outras armas. No último curso ministrado no dia 16 de janeiro foi passado a alguns alunos o primeiro dos katis de facão de nosso estilo. Agora é praticar e aprimorar o desenvolvimento dessa arma tão rica que é o facão.

Anúncios

3 respostas em “As armas do kung fu – o facão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s