Os animais e o kung fu. Parte 5 – a serpente

Esquivas, saltos, chutes, giros e muita velocidade. O praticante do estilo da serpente é mortal como uma naja, flexível como a mamba e poderoso como a cascavel. Mas nenhum praticante desse estilo se aperfeiçoa da noite para o dia. Embora os movimentos sejam fáceis de se aprender, a estratégia de combate desse estilo é o mais difícil de se aprender.


O animal
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a serpente não é um animal violento, e sim defensivo. Por isso, mesmo enquanto se movimenta ela está em postura que aparenta ser de ataque, tensa, pronta para o combate.
As cobras atacam através de estrangulamento ou de picadas, mas caso um ataque falhe, ela se arma e tenta rapidamente recuar. Para picar, ela executa saltos que variam de acordo com o tamanho de seu oponente.

O kung fu
O estilo da serpente está entre os mais mortais do kung fu. Assim como a serpente na selva, um praticante desse estilo tenta utilizar o mínimo de ataques possíveis, para isso, ele se movimenta em busca de brechas para realizar ataques no seu oponente. A movimentação se baseia em posturas baixas e movimentos rápidos. As mãos fazem movimentos alternados para confundir o oponente, enquanto as pernas mantêm o corpo em uma base firme para saltar, avançar ou recuar rapidamente.
Basicamente, as mãos simulam a cabeça, a boca ou a língua da serpente, e os ataques direots visam atingir articulações e orgãos, mas existem muitos ataques com quebramentos e imobilizações que são realizados rapidamente, sem dar chance para o oponente.
No estilo da serpente, o praticante se prepara para combates a curta ou grande distância, por isso mesmo, ele está sempre pronto para qualquer desafio. Chutes rápidos em todas as alturas do corpo e esquivas com saltos são amplamente utilizados, deixando esse estilo com uma imprevisibilidade muito grande.

Anúncios

Uma resposta em “Os animais e o kung fu. Parte 5 – a serpente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s