Norte, sul ou os dois – Qual o melhor estilo de kung fu?

Kung fu, antes de ser uma luta, é uma arte. E como toda arte, existem várias formas de expressá-la. E isso é o que mantém o kung fu vivo há tantos anos.

Existem estilos para todos os gostos: acrobáticos, práticos, que desenvolvem a energia interna, que desenvolvem energia externa, com poucos e efetivos golpes, com muitos golpes que permitem milhares de combinações e contra-combinações, e por aí vai.

O kung fu é rico demais para concentrar todas as suas vertentes em um só estilo. E existem diferenças entre objetivos de estilos também. A perfeição das acrobacias e altura dos chutes de um estilo do norte exige uma base diferente da firmeza e segurança dos socos de um estilo do sul. Um estilo focado em competições de contato e/ou semi-contato não poderá demonstrar movimentos semelhantes a um estilo focado em competições de formas com ou sem armas.

Como disse Yp Man, criador do estilo mais praticado de Wing Chun do mundo: “O problema não é o estilo, é você”. Cada estilo atende a uma necessidade, basta você descobrir quais são as suas e se elas se adaptam ao estilo praticado.

Algumas vezes, vemos estilos que utilizam movimentos muito diferentes daqueles que estamos habituados. Não tem problema, provavelmente, esses movimentos vão se encaixar e formar novas combinações que, por sua vez, enraizam um estilo novo. Kung fu é mais do que uma sequência de movimentos. Vide o Jeet Kune Do, por exemplo, que deixa de lado os katis. E quem se arrisca a dizer que o estilo criado por Bruce Lee não é kung fu? A verdade é simples, mas difícil de entender: “Tudo é kung fu” como disse nosso shifu uma certa vez.

Portanto, você que chegou até aqui na leitura esperando uma resposta certeira para qual é o melhor estilo de kung fu, sinto muito, não é tão fácil assim. Na verdade, nunca é, pois se é fácil, ai sim podemos ter uma suspeita de que não é kung fu.

Anúncios

8 respostas em “Norte, sul ou os dois – Qual o melhor estilo de kung fu?

  1. Gostei do novo visu do blog! Ficou lindo ^^
    Quanto ao texto, tbm achei bem legal, mas quem já ouviu o tai hu falar sobre isso (ou viu o filme do ip man) esperaria a “resposta” dada hehe.. Eu gosto de um video do Bruce Lee que vi uma vez em que ele diz que o/a praticanete de kung fu tem que ser como a água, que se adapta ao “recipiente”, e que, portanto, não tem uma “forma” única definida…

    • isso ele diz no Enter The Dragon…. e é exatamente essa a ideia do kung fu. Como existe um grande número de técnicas, vai da pessoa desenvolver aquilo que mais atende às suas necessidades, treinar o que tem dificuldade e aperfeiçoar o que tem facilidade.
      Quanto ao novo visu, ainda não está 100%, mas daqui a pouco estará… aí sim, estará massa….

  2. Estou fazendo uma criação (desenho gráfico) baseada no Yin e Yang com aqueles simbolos do lado e acabei chegando há esse site e gostei muito. Gostaria de saber oque significam os simbolos? E por favor termine os animais!

    • Depois de um grande híato pretendo seguir com o trabalho de explicação a respeito dos estilos dos animais. Seu pedido é um encorajamento pra isso! Quanto ao símbolos, você pode me especificar quais são os que você tem dúvida?

  3. O shaolin do norte e melhor por causa que tras tecni cas de outras artes como muay thay taekondo capoeirA box kick box e porque e mais aperfeissoda e serve como defesa pessoal treina tudo que e presiso so tenho doze anos ja pratico e so faixa vemelha 1 ponta preta

    • Parabéns pela pouca idade e já estar tão longe no treino. Porém, é um engano acreditar que o shaolin do norte é melhor ou pior. Sempre vai depender do praticamente. Outro detalhe é que as técnicas das artes marciais que você citou não foram incorporadas no kung fu, elas já eram utilizadas muito antes delas surgirem. O muay thai e o kick box, por exemplo, são evoluções do Muay Boran, muito próximo ao kung fu, o tae kwon do tem seu antecessor, o Hworang do, que se baseia inclusive em estilos de animais. Não existe a arte marcial mais antiga, mas com certeza a origem de 90% das existentes no mundo estão ligadas à região de divisa entre Índia e China.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s